O que é um corpo e o que ele pode fazer? Quais são os processos normativos que revelam as violências (racismo, homofobia, transfobia, misoginia, etc) sobre ele? Como o projeto pode amplificar ou diminuir esta violência? Estas questões estão no centro do próximo livro de Leopold Lambert - que conduz a conversa - e complementam seu primeiro livro, Weaponized Architecture: The Impossibility of Architecture.
A apresentação é dividida em duas partes. Na primeira parte o corpo é abordado como um agrupamento biológico e político de matéria: ela dilui os limites entre o próprio corpo e o ambiente imediato, pesquisa como os dois interagem entre si e com outros corpos. A segunda parte aborda a relação entre corpo e projeto através das três escalas sucessivas, o pano (objetos), a parede (arquitetura) e a rua (cidade). Desde pedaços de pano produzidos como prova judicial em processos históricos até as barricadas das ruas de Paris do século XIX, os objetos e a arquitetura carregam uma peso enorme na encarnação da política, que interessa aos projetistas investigar.
Leopold Lambert é arquiteto, escritor e editor do The Funambilist, e de sua plataforma podcast, Archipelago. Através de vários meios de redação, edição, criação, curadoria, filmagens, e cartografia, ele busca articular ideias em torno da política/poética do ambiente construído.
- Data: 11 de setembro, quinta-feira
- Horário: 18h30
- Local: Studio-X Rio
- Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro-RJ
- Palestra em inglês
Título
No Escape from the Body: A política corporal do pano, a parede e da ruaWebsite
Organizadores
De
05 de Setembro de 2014 02:55 PMAté
05 de Setembro de 2014 02:55 PMOnde
Studio-X RioEndereço
Praça Tiradentes, 48 - Centro, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, 20060-010, Brasil